Em São Paulo

Estou em São Paulo desde Terça-feira, a caminho do México, dei uma parada em Sampa para tirar o visto no consulado Mexicano de São Paulo. São Paulo está com o céu nublado e um pouco frio, mais bom para fazer umas caminhadas, assim como fizemo com Kenemani nesta manhã de quinta-feira na av. Paulista.

Amanhã embarcamos para Mérida/Mexico de onde vamos participa de um enconcontro internacional de preservação da natureza intitulado: Wild09 - Mexico, 6-13 November 2009, Bringing the indigenous voice and story of land to the conservation dialogue.

 

Congresso Internacional de Cosméticos


Estive entre os dias 14 a 17 de Outubro em Grasse – França, participando de um Congresso Internacional de Cosméticos, a convite do
Club des Entrepreneurs du Pays de Grasse.

O congresso aconteceu na cidade de Grasse, conhecida mundialmente como a capital do perfume. A cidade francesa de Grasse, desde há muito tempo, é visitada por curiosos de todo o mundo, que vêm em busca das fragâncias das suas flores: a violeta, a rosa, a mimosa, a flor de laranjeira e, como não podia deixar de ser, o jasmim. Foi esta planta que permitiu que, esta cidade francesa fica-se detentora do titulo do centro dos perfumes.

Grasse fica perto da cidade de Nice e Cannes. Nice está localizada há 931 km de Paris uma cidade linda a beira mar, localizada no mediterrâneo,
com praias maravilhosas. Cannes, famosa pelos festivais de cinema, Cannes é um Hollywood da Europa. É aqui que se realiza anualmente no mês de Maio o Festival Internacional de Cinema de Cannes.

O Congresso reuniu os gigantes da indústria cosmética, como: L’Oreal, Chanel, Hermés, entre outros. Este é o terceiro encontro do Natural Resources Stewardship Circle. Participei do encontro anterior intitulado “Indigenous and Local Community Business and Biodiversity Consultation” entre os dias 12 a 13 de Maio de 2009, nas Nacões Unidas em Nova York.

O objetivo destes encontros é criar consciência/educar as empresas sobre os direitos inalienáveis que as comunidades tradicionais têm sobre  plantas e materiais utilizados nos perfumes.
Elaboração de um protocolo que incluem comunidades tradicionais para criação de um termo de responsabilidade denominadas de “boas práticas”, onde as e empresas se comprometem trabalhar com transparência respeitando as culturas, identidade, línguas, plantas tradicionais, medicina, manter a cultura  e suas tradições, respeitando a forma de se organizar e inspirações. Criar oportunidades comercial que visa o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

Muito diferente de nossa realidade, pude conviver 4 dias em Grasse, a única dificuldade que encontrei foi falar em Frances: je ne parle pas le français.
Abaixo podem acompanhar um pouco através de fotos.


Falando no congresso

Painél sobre povos indígenas

Durante a visita ao Museu Internacional de Perfume

Com amigos aborigens da Austrália

Momentos de descontração com uma liderança indígena da Bolívia

Em Cannes

Passeio por Cannes

Em frente ao Teatro onde acontecem os grandes festivais de cinema de Cannes

Desfrutando um pouco de Cannes

 

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Norte, RIO BRANCO, JARDIM DE ALAH, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Viagens, Casa e jardim, casado, 2 filhas
MSN -

O que é isto?