Vergonha


Confesso a todos, que é o sentimento profundo que sinto neste momento como Yawanawa. Sinto que a essencia do significado tradicional,  cultural e espiritual, vem sendo distorcido e usado de qualquer jeito, por pessoas que não tem nenhum compromisso, que não conhece nosso povo e  não tem nenhuma conexão com a Terra Indígena do Rio Gregório onde vive o povo Yawanawa.
Hoje pela manhã ao ler os jornais locais pela internet, fiquei chocado  a ver o desenho Paspi do povo Yawanawa, estampada no rosto de uma  figura carimbada, que depôs ontem  na CPI da pedofilia da Assembléia legislativa do Estado do Acre.
Não podia acreditar no que meus olhos estavam vendo.  O desenho Paspi, é uma criação das lanças do meu pai Raimundo Tuinkuru, em memória aos guerreiros Yawanawa. Ser usado por qualquer um sem nenhum escrúpulo, é de dar revolta e uma falta de respeito a todo povo Yawanawa.
Usar a simbologia de guerra de um povo para sua própria guerra é vergonhoso e imoral..

 

Luna Rosa - admirando o horizonte do final da tarde

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Norte, RIO BRANCO, JARDIM DE ALAH, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Viagens, Casa e jardim, casado, 2 filhas
MSN -

O que é isto?