O Santo de Deus


Indo para a aldeia, encontrei o deputado  Moisés Diniz no comunidade São Vicente, onde como costumamos deixar o  carro e subir o Rio Gregório.
Na pressa para pegar o vôo da gol para Cruzeiro do Sul, tinha me esquecido de levar um livro para o tempo passar mais rápido durante as horas 8 horas de barco subindo o Rio Gregório. Atualmente estou lendo Angels & Demons de Dan Brown, minha curiosidade para leer esta ficção por que me encanta saber um pouco mais do que existe por trás das batinas dos padres e da igreja católica.
Por coincidencia ou não, ao encontrar o Moisés ele trazia na mão, o livro O Santo de Deus, que eu acabara de leer nos jornais locais, o lançamento do mesmo na Feira de Livros que acontecia em Rio Branco. Estava curioso para ver o livro, pois tinha lido que ele narrava no livro, a história do Totó e um bando de loucos fanático crentes que fizeram uma carnificina no alto Tauari usando o nome de Deus.. Eu estava em São Vicente, quando os loucos foram presos e levados a Tarauacá na época do acontecimento. São Vicente fica bem próximo do Tauari onde aconteceram os fatos.  Essa história foi verídica e todos sabem disso na redondeza.
Ao encontrar o Moisés disse a ele, que tinha acabado de se juntar a fome com a vontade de comer. Pois estava mesmo sentindo a falta de um livro para ler e tinha ainda mais curiosidade para conhecer este livro em particular, por se tratar de uma história local. Fui agraciado pelo Moisés com o livro, então segui meu caminho rio acima rumo as aldeias Yawanawa e Moisés retornou para Rio Branco.
Por coincidência ou não, estava lendo um livro de ficção ligado a igreja católica e os  tabus quardados a sete chaves pelo vaticano, mais bem, bem distante de nossa realidade, mais que no eixo da história não deixa de ser fanatismo. Angels & Demons agora está em cartaz numa produção cinematográfica, trazendo nada mais nada menos que Tom Hanks, o mesmo que interpreta no filme O Código Da Vinci.
Sobrenatural mesmo, foi o efeito que saiu na foto, uns reflexos de luzes na foto que pedi para meu sobinho Shuku de 8 anos tirar. Fiquei assustado, ao ver o reflexo que deu na câmera ao tirar a foto do livro em minhas mãos. Bom, deixo as mentes imaginárias pensar que foi algo divino.
Recomendo a todos lerem o livro de O Santo de Deus, muito bom. Parabéns ao Moisés Diniz por trazer ao público esta obra prima.

 

Chá de Canela

O Chá de casca de canela, é uma das delicias que mais adoro tomar no café da manhã e nos finais de tarde. Aproveitei, minha estadia na aldeia para entrar na floresta e recolher algumas cascas de canela que estava próxima a aldeia do Mutum.

 

O caminho que leva até o pé de canela

Retirando a casca do pé de canela

Finalizando a retiragem

Voltando pra casa para preparar o chá

 

Comida Tradicional Yawanawa

É verão amazônico, é festa na floresta. Tempo bom pra pescar nos rios claros. Bom pra pegar Tuá (sapo canoeiro) na lua cheia.
Acabei de voltar da aldeia. Fui "pegar" canoeiro a noite para o café da manhã. A seguir vocês podem acompanhar pelas fotos.


Encontramos este Tua de surpresa que ainda estava cantando


Começamos pegando este


Enchemos uma panela com mais de 40 Tua


Foram colocados um a um dentro da panela que estava recheado de banana verde


Todos cozidos na mesma panela


Pronto para servir


Não trocaria nada deste mundo por este café da manhã


Barriga cheia, coração feliz

 

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Norte, RIO BRANCO, JARDIM DE ALAH, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Viagens, Casa e jardim, casado, 2 filhas
MSN -

O que é isto?