De volta pra casa e um breve relato do que passou


Cheguei neste final semana, depois de uma longa e cansativa viagem. Mais, o que me cansou muito mesmo, foi de ver tanta gente desinformada de mascara nos aeroportos de Buenos Aires e Brasília. Todos temendo pegar a gripe suina que está assolando o México e Estados Unidos. Todos sabemos que o virus da gripe suina, não pode ser evitado apenas usando as mascaras, já que são particulas muito pequena que mascara nenhuma impede entrar. O que realmente impede é o cuidado e a cautela de não está próxima de pessoas infectadas.
Diferente do que a televisão tentar mostrar o pânico total entre as pessoas, estive em 3 cidades americanas, todas muita populosas, como Washington, New Yord city e Philadelphia. Em nenhuma nela vi pânico nas pessoas e nos lugares que transitam muita gente, como por exemplo nos aeroportos e nas grandes estações de metrô, como um dos lugares que de maior aglutinação de pessoas, como na Pensilvânia Station. Ao contrario disso,  pude ver as pessoas gozando uma vida tranqüilidade participando de sua vida diária, como ir a escola, ir trabalho, ir a um café, a vida cotidiana de cidade grande.
No entanto, no aeroporto de Buenos Aires, todas as pessoas de máscaras, ninguém podia dar, nem sequer um tossidinha, pois a galera saia correndo. Vivenciei uma cena super chocante e ao mesmo tempo engraçada. Quase chegando em Brasíiia, o comissário avisou que todos que preencher um formulário para entregar as autoridades brasileiras na chegada do aeroporto. Do meu lado estava uma senhora da argentina super chique parecendo assim, uma princesa lady. Vi, que já tinha terminado de preencherr o formulário dela, então pedi sua caneta emprestada. Gentilmente me emprestou sua “pluma”. Estava preenchendo o formulário e sem perceber dei uma espirrada. A senhora me olhou com um olhar de desespero e saiu correndo. No corredor da alfândega em Brasília, perguntei se não queria a caneta de volta, ela me falou não, não “puede quedar com Ella”. piração total..
Tive a sorte de encontrar dias ensolarados nestas três cidades. Aproveitei para caminhar um pouco pelas ruas destas cidade, ainda de fazer o percurso de carro entre estas 3 cidades. Claro, não deixar de passar num restaurante mexicano e comer aqueles tacos, burritos, etc...

O evento em Washington reuniu figuras importantes no 10 aniversário da organização Forest Treends. Participei de um debate sobre o mercado de carbono e o pagamento por serviços ambientais. Contribuímos com o debate para o entendimento a partir de uma visão local para uma contribuição global. Encontrei alguns amigos de longas datas que também estavam entusiasmado com o encontro.
A fala principal na noite do evento ficou por conta do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que fez uma explanação geral da situação das mudanças climáticas no mundo e de como ela tem  mudado a vida das pessoas. Um pouco parecido com a introdução do filme/documentário verdade inconveniente, o qual lhe rendeu um Oscar e o prêmio Nobel da paz em 2007. Fiquei bastante impressionado com a precisão de informações e de dados que o mesmo possui. Tivemos a oportunidade de conversar sobre o tema a parte do evento.
Sabemos também que existe uma turma do “contra” para o pagamento por serviços ambientais e crêdito de carbono. Acabou de ter um grande encontro em Alasca há duas semanas atrás, onde o lema era, “REDD, uma mentira inconveniente”,  sátira ao documentário Uma Verdade Inconveniente. Apesar desta ala radical, existe uma grande chance dos verdadeiros guardiões da floresta, receberem para proteger, não que estejamos cobrando por isto, mais sim por direito natu. Que esses programas possam realmente beneficiar as comunidades, que através destes programas as comunidades possam criar mecanismos para protegerem  sua cultura e seu meio ambiente.

O dia passa, a hora, corre, a semana já indo, ainda vou a aldeia esta semana, antes de ir novamente aos Estados Unidos no final de semana. Vou para participar do encontro da Convenção da Biodiversidade – CDB e pelo Fórum Permanente dos Povos Indígena nas Nações Unidas – ONU.
Tenha todos uma boa semana

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Norte, RIO BRANCO, JARDIM DE ALAH, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Viagens, Casa e jardim, casado, 2 filhas
MSN -

O que é isto?