Amigos ao redor do mundo

Agradeço ao criador pelos inúmero amigos que tenho espalhado pelo mundo. Hoje fazendo um upgrade no meu computador, encontrei uma foto com Cristiane, do povo Massay do Quênia. Conheci Cristiane no encontro da Convenção da Biodiversidade - CDB, em Bon na Alemanha, em Maio de 2008.

Sobre canibalismo Kulina

A notícia sensacionalista veiculada pelos notíciários de que os Kulinas teriam praticado ato de canibalismo, pegou todo mundo de surpresa. Principalmente quem conhece os Kulina.
Contei isso ao Tata, que os "nawa's" estavam comentando nos quatro da cidade, de que os Kulinas eram canibais...Tata riu muito e me disse de que isso não era verdade. Me perguntou o que eu achava, disse para ele que estava indignado, então ele me disse, vamos então mandar um recado. Segue na íntegra no vídeo abaixo, a entrevista com Tata. Abaixo do vídeo, está um texto também dizendo quem é o Tata. O Jornalista Altino Machado deu destaque a esta matéria no Blog da Amazônia no Terra Magazine

QUEM É TATA

Falar de uma pessoa a quem você tem estima consideração, afeto, carinho, admiração e respeito, vão se as palavras e fala mais alto o coração. As palavras não saem, porque o que a gente sente, não tem tradução. Assim, me sinto ao falar de Tata.
 
Tata para mim, tem sido um amigo, um guia espiritual e uma pessoa de extrema sabedoria, com quem temos aprendido muito para viver neste mundo. É  uma das pessoas mais sérias e respeitosa que conheço. Ele representa a memória viva dos Yawanawa. Desde muito jovem, tem dedicado sua vida ao shamanismo. Foi iniciado pelos grandes pajés Yawanawa e até hoje quase aos 90 anos de vida, tem usado sua sabedoria e a ciência indígena para curar as pessoas enfermas que o buscam atrás de tratamento.
De acordo com nossa cosmologia, uma pessoa se enferma porque um espírito roubou sua saúde e deixou a doença.  Estes espíritos podem ser de animais, da natureza ou em muitos casos podem ser enviados por outros pajés. Nestes casos a medicina ocidental não tem efeito, caso não seja tratado por um pajé esta pessoa pode morrer. No entanto, se for tratado, pode ficar definitivamente curada.
A Agente de Saúde e liderança indígena, Mariazinha Luiza Naiweni, faz as seguintes descrições:

“ Os pajés Rumeya,  reza a caiçuma. A caiçuma (bebida feita de mandioca) é rezada para curar uma pessoa doente, mas também como medida preventiva. Quando alguém tinha um sonho ruim, conta  para o pajé, quem interpreta o sonho e, de acordo com esse sonho, reza caiçuma para a pessoa beber evitando assim que adoecesse. Essa caiçuma atua como uma vacina”.

A nivel global, poderia afirmar que Tata, pode ser considerado uma das personalidades do milênio, pela sua sabedoria, humildade e pela paz que transmite a todos que o conhece.
 
Tive a honrra e o previlégio por duas ocasiões em cerimonia com Tata,  ter as visões mais bonita de toda minha vida. Uma aconteceu em 2006, quando Tata me mostrou o mundo espiritual que ele pertence. Descrevi para alguns amigos, que o Tata tinha me mostrado o reino espiritual dele. Que desde então o considerava um rei do mundo espiritual.
Outra aconteceu em Junho de 2008, novamente tomamos Uni juntos e Tata me mostrou que ele faz a ligação do mundo deste mundo com o espiritual.
Com muita humildade, disse pro Tata, que me sentia muito orgulho por ser seu amigo. Me sentia muito orgulho de ser seu amigo, porque sempre tinha visto ele usar toda a força espiritual que ele tem em prol de fazer o bem da humanidade.
 
Senhor de uma energia inesgotável, carrega um semblante suave, caminhada leve, de voz fraca. Tata possui uma energia de ar inveja a qualquer jovem. Ele dirige, canta e dança durante todo dia e a noite durante o festival Yawanawa.
 
Por diversas vezes Tata me acompanhou em minhas viagens aos Estados Unidos. Nossa última viagem, aconteceu em 2004, quando fizemos uma turnê saíndo do Novo México passando por  Arizona, Colorado, Califonia e Mauia no Hawaii.
 
Em 2006, quando duas jovens Yawanawa, pediram para serem iniciadas no shamanismo Yawanawa. Tata quebrou um tabu ao iniciar mulheres no shamanismo Yawanawa. Já que antes, sempre foi uma função exercida exclusivamente por homens.
 
Uma das coisas que mais admiro do Tata, é a sua humildade. Tata é uma pessoa com muita sabedoria do conhecimento espiritual Yawanawa, no entanto ele sempre diz que “não sabe de nada, que ele não é de nada.”  Diferente de muitos “pajés” espalhados pelo mundo que dizem saber de tudo. Mais ele é sim. Ele nem precisa dizer que ele é o pajé mais forte, mais sábio e autêntico, porque suas próprias ações falam e mostram isso ao mundo.

Quem tiver o previlégio e a honrra de  chegar a conhecer a Tata,  descobre que esse velinho tão humilde e caladinho e um Rei no mundo espiritual.

Tuin Kuru Vakehu Parãti Saishuni

Sinto que a vida renova no amanhecer de cada dia. Vejo isto na alegria estampada no rosto do meu pai, ao ser pai novamente aos quase 90 anos. Vejo que a juventude dele volta a renascer na minha irmã de 4 meses de idade, o qual também me sinto tão jovem quanto ela.
Meu pai, sempre foi minha inspiração, herdou do nosso avô paterno  a liderança tradicional do povo Yawanawa.
No video abaixo ele embala na rede com minha irmã Rumin.
Vida longa ao velho Raimundo Tuin Kuru.



I feel that life renews  every sunrise. I see this in the happy face of my dad to be father  at  almost 90 years old. I see his  youth coming back through my four month old sister. I also feel young like her. My father was always my inspiration, he has the legacy of my grandfather, the greatest Chief of the Yawanawa people.
In the video below he dances on the hammock with my sister Rumin.
Long life to the elder Raimundo Tuin Kuru.

Ilustre Visita

Temos a honrra de receber em nossa casa, a visita de nosso amigo/irmão Osmar Coelho que veio nos visitar. Conhecemos Osmar em Los Gatos, California - Estados Unidos em 2001, numa JAM organizado pela Youth for Environment Sanity - YES. Desde então Osmar tem sido um amigo, companheiro e um grande apoiador de nosso trabaho. Veio a Rio Branco nos visitar e ajudar no planejamento de um encontro de jovens e lideranças da amazônia.

Estaremos indo para a Terra Indígena do Rio Gregório nesta sexta-feira. Estarei realizando várias reuniões com as lideranças Yawanawa. Osmar estará participando de vários atividades cotidianas realizadas nas aldeias. É uma honrra receber amigos de longe que vem nos visitar.

Distinguished Visitor

We are honored to receive in our home, the visit of our friend/brother Osmar Coelho. We know  Osmar from Los Gatos, California - United States in 2001, a JAM hosted by Youth for Environment Sanity - YES. Osmar since has been a friend, companion and a great supporter of our work. He come to Rio Branco to visit us and help in planning a meeting of young leaders from Amazon region.

Are we going to Terra Indígena do Rio Gregório this Friday. I will be conducting several meetings with the leaders Yawanawa. Osmar be participating in various daily activities conducted in the villages. It is a honrra receive friends from afar who come visit us.

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Norte, RIO BRANCO, JARDIM DE ALAH, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Viagens, Casa e jardim, casado, 2 filhas
MSN -

O que é isto?